O Insular Lx quer fazer com que poupe nas viagens à Madeira. Este novo restaurante de Lisboa abriu no final de setembro em São Domingos de Benfica, junto ao Califa, e está cheio de doces da ilha. Do bolo de mel, ao cheesecake de maracujá e às queijadas, há muito para trincar. Claro que não pode faltar o bolo do caco barrado com manteiga de alho.

NIT FX Lisboa

 


Filipa Brasil, 52 anos, é natural da Madeira e este é o segundo conceito que abre no continente. Desde 2014 que detém a Hamburgueria Insular, em Oeiras. Aí todos os pratos têm nomes de freguesias do arquipélago: São Vicente, Machico, Porto Santo, são alguns exemplos. No espaço que acaba de abrir na capital, introduziu algumas novidades.
“Desde que iniciámos o nosso projeto que tínhamos vontade de estar localizados na capital. Após uma longa paragem devido à epidemia, decidimos avançar e lançar este conceito diferente na zona nobre de Benfica”, explica à NiT Filipa Brasil.
Os doces tradicionais são expostos diariamente na vitrine do pequeno espaço. Chegam ao expositor vindos de um fornecedor madeirense. Para acompanhar o bolo de mel ou as queijadas típicas pode optar por um dos sumos insulares, como as limonadas de maracujá.
Funciona essencialmente como pastelaria mas também serve pratos, sempre com um toque a bolo do caco. É o caso do carpaccio de salmão fumado, do bacalhau fumado, do atum fumado ou até mesmo do novilho. Para além das especialidades madeirenses, fizeram uma parceria com a Dacquoise que lhes fornece croissants franceses.
Além da entrada só com manteiga de alho, o bolo do caco é servido como prato.
São recheados ao momento com Nutella e avelã, doce de ovos e amêndoas ou com outros doces. Da oferta do Insular Lx faz ainda parte o Melhor Pão de Ló do Universo. O espaço tem capacidade para 12 pessoas no interior, o mesmo número de lugares que se encontra na esplanada.
Um dos próximos passos é expandir o conceito a mais zona de Lisboa. “É certamente o nosso objetivo fazer deste projeto algo abrangente de maneira que possamos estar localizados em vários pontos da cidade, num curto espaço de tempo.”
No próximo ano, Filipa quer ainda abrir na capital uma hamburgueria como a que tem em Oeiras desde 2014. “Está previsto para o primeiro semestre de 2022.” Além dos hambúrgueres também servem outros pratos típicos: milho frito, filetes de peixe espada preto e a espetada madeirense são algumas sugestões que estarão disponíveis no localização a inaugurar no próximo ano.

In NIT