Teresa Vale, bisneta de madeirenses, lançou, em maio último a sua primeira obra literária intitulada ‘Love Secrets Lies’. Um romance que conta a história de uma adolescente no fim dos anos 70 do século do passado, e que tem como palco Moçambique, Portugal Continental, a Madeira, África do Sul e Marrocos.

Love Secrets Lies

 


A ligação à Madeira neste romance é fortíssima. No decorrer da narrativa são apresentadas as características únicas da ilha, como as paisagens, a gastronomia, o ‘bailinho’, o típico capacete.
A autora, natural de Moçambique, viveu naquele país até a independência, quando foi obrigada a fugir com a família para a cidade de Lisboa. Costumava passar férias na Madeira e recorda essa época, como “dos momentos mais maravilhosos” da sua vida.
“Costumo dizer que a Madeira é o meu sítio preferido do mundo (…). Não é de estranhar pois que ao escrever o meu primeiro livro que conta a história de uma adolescente nos anos 70, tenha inevitavelmente retratado a Madeira dessa época e essas magníficas férias de verão, aproveitando para contar episódios da história da ilha”.

Sinopse ‘Love Secrets Lies’
Teresa é uma jovem que nasceu em África, onde começou a sonhar com o amor e sentiu o coração disparar. Quando a ditadura colonial cai nas terras frias e distantes de Portugal, o país de Teresa ganha independência. O perigo aumenta e a família de Teresa é forçada a fugir de Moçambique, perseguida pelo perigo.
O paraíso da infância desaparece e ele mergulha numa paisagem invernal de rostos pálidos e blocos de apartamentos cinzentos. No primeiro dia de aulas, ela usa uns ténis verdes, e os seus colegas troçam dela. Teresa sente-se deslocada e percebe que precisa se adaptar a um ambiente novo e estranho.
Mas mesmo ali o romance pode prosperar…