Após um ano e meio de encerramento da economia devido à crise pandémica, a economia no Reino Unido está a tentar voltar à normalidade, com a comunidade madeirense a mostrar-se otimista mas ao mesmo tempo expectante. Isto mesmo foi constatado pelo diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, durante o segundo dia da visita oficial ao Reino Unido, integrando a comitiva da Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas.

Madeirenses otimistas mas expectantes


“Há um sentimento misto de otimismo e esperança, após este ano e meio de encerramento da economia, que agora está a atentar voltar a normalidade, mas que ainda não é uma normalidade plena, mas também de apreensão por causa do Brexit”, afirmou o governante madeirense.
Por um lado, continuou, a comunidade está esperançosa. “A vacinação está bastante avançada, o que ajuda na retoma, e quase 400 mil portugueses residentes no Reino Unido, ou seja, a esmagadora maioria, solicitaram o estatuto de residente, o que significa que mantêm a confiança no país.”
Por outro lado, há um sentimento de indefinição. “A Comunidade está expectante por causa do Brexit, o que é normal no início. É algo que se desconhece, ninguém sabe dizer o que realmente se vai passar.”
Mas mesmo com a vacinação a avançar a todo o vapor, o sector do turismo está quase parado, nota Rui Abreu. “Aqui, em Londres, praticamente não há turismo, porque o condicionalismo a nível de testes é tão grande, que desencoraja as pessoas a viajarem até o Reino Unido e também a saírem”.
Neste sentido, Rui Abreu entende que enquanto se mantiverem estas restrições, não haverá grandes fluxos turísticos.