O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, sublinhou ontem, 8 de fevereiro, o "importante ato de solidariedade" da Colômbia ao regularizar provisoriamente os processos de quase um milhão de venezuelanos que vivem no país.

Captura de ecrã 2021 02 09 às 14.09.38

 

 


"Este importante ato de solidariedade vai permitir que aproximadamente um terço dos cinco milhões de refugiados e migrantes venezuelanos na região acedam formalmente a serviços e contribuam para a economia colombiana", enalteceu Guterres.
A inclusão destes cidadãos vai "contribuir para o processo de recuperação da pandemia", além de permitir aos venezuelanos "acederem aos serviços de saúde e outros serviços básicos do país".
A Colômbia vai regular provisoriamente os processos de quase um milhão de migrantes venezuelanos, anunciou o presidente colombiano, Ivan Duque, durante uma visita ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que decorreu no dia 8 de fevereiro.
A Colômbia que não tem atualmente relações diplomáticas estabelecidas com Caracas, acolheu desde 2015 cerca de 1,7 milhões de venezuelanos, que fugiram da crise político-económica que o país enfrenta.
In DN-Madeira