O terceiro voo humanitário de Caracas-Lisboa, que acontece a 6 de outubro vai transportar 180 madeirenses a bordo, com destino final para o Funchal. Este voo também leva 30 luso-descendentes da Região para a Venezuela, sendo que no final do mês está previsto um quarto voo de facilitação para a comunidade portuguesa, organizado pelo Estado Português.

Rui Abreu RTP

 


O anúncio foi feito pelo Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu. “Há o voo Caracas -Lisboa que vem com 295 passageiros, 180 dos quais têm como destino final a Madeira, sendo que os restantes têm como destino Portugal Continental, Espanha e Itália, como tem acontecido com outros voos organizados por outros países europeus”, disse, sublinhando que “Portugal está a retribuir lugares que obteve nos voos organizados pelos Estados Espanhol e Italiano.”
O governante acrescentou que a maioria dos madeirenses que vêm para a Região “são pessoas com alguma idade que querem voltar à sua Terra, às suas famílias”, destacando que estão inscritos no Consulado de Portugal em Caracas cerca de 410 portugueses que estão numa lista de espera para poderem viajar para território português, sendo que 210 são madeirenses.
Mas se há madeirenses e luso-venezuelanos que querem regressar à Madeira, há outros lusos e lusodescendentes que optam por voltar à Venezuela. Assim, no sentido inverso, este voo que sairá de Lisboa com destino a Caracas às 12h00, do dia 5 de outubro, vai transportar 80 lusodescendentes, 30 dos quais são da Madeira, devidamente autorizados pelo governo de Maduro para realizar esta viagem.
Ainda assim, “ficam inscritos 73 luso-venezuelanos, no Consulado da Venezuela no Funchal, que querem regressar àquele país, porque querem ver a família ou têm a sua vida organizada na Venezuela”, explicou Rui Abreu.
Um novo voo Caracas-Lisboa está previsto já para o final do mês de outubro, sendo que esta será a quarta ligação aérea entre Portugal e a Venezuela, desde que o espaço aéreo venezuelano encerrou devido à pandemia do coronavírus SARS-CoV-2.
Recorde-se que a TAP deverá retomar os voos regulares em dezembro de 2020.