Potenciar as relações bilaterais entre as regiões autónomas da Madeira e dos Açores nas áreas económica, social, cultural, académica e política foram os grandes objetivos traçados durante uma reunião mantida, ontem entre o Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Rui Abreu, e o Diretor Regional das Comunidades dos Açores, Paulo Teves. No encontro participaram, ainda, os presidentes da Casa da Madeira nos Açores, Duarte Chaves, e da Casa dos Açores na Madeira, Carlos Madruga.

Cooperação Madeira Açores

 


“Independentemente de questões partidárias, a Madeira e os Açores têm muito em comum”, sublinhou Rui Abreu, destacando o facto de ambas serem Regiões Autónomas, arquipelágicas, e com uma grande diáspora espalhada pelos vários continentes, que dão ao país a sua dimensão atlântica.
“Madeirenses e Açorianos juntos somos dois milhões no mundo. Não somos apenas 500 mil residentes nas ilhas”, constatou o governante, sublinhando que “Portugal não teria a dimensão que tem se não fossem os madeirenses e os açorianos espalhados pelos cinco continentes”. O objetivo, prosseguiu, é “melhorar o relacionamento entre as duas regiões”, por forma a obter “resultados efetivos”, benéficos para ambas as partes.
“Em conjunto, podemos potenciar as nossas relações comerciais, através da exportação de produtos madeirenses para os Açores e vice-versa. Também podemos criar sinergias no sentido de acompanhar e valorizar as comunidades madeirense e açoriana, promovendo igualmente a captação de investidores da Diáspora”, exemplificou.
Ao nível da cooperação, a Casa da Madeira nos Açores e a Casa dos Açores na Madeira desempenham um papel relevante. “Estas duas instituições funcionam como embaixadas culturais e sociais dos dois arquipélagos”, disse Rui Abreu, elogiando o trabalho desenvolvido por Duarte Chaves nos Açores e Carlos Madruga na Madeira.
Duarte Chaves, presidente da Casa da Madeira nos Açores, aproveitou a ocasião para anunciar que as obras de reabilitação daquela instituição estão a ser finalizadas. A associação, que ao longo dos 34 anos de existência tem promovido a cultura da Madeira nos Açores e congregado os madeirenses que decidiram viver no arquipélago vizinho, será reaberta ao público no dia 6 de novembro.
A cerimónia oficial de reabertura contará com a presença de Rui Abreu que se deslocará a Ponta Delgada, de Paulo Teves e de Carlos Madruga. “A programação já está delineada”, adiantou Duarte Chaves, avançando que na sexta-feira, dia 6 de novembro, haverá um jantar na Cada da Madeira nos Açores, com lotação reduzida, tendo em conta as regras sanitárias.
No sábado, dia 7 de novembro, haverá um espetáculo com o Xarabanda que terá lugar no Auditório do Conservatório de Ponta Delgada, também com lotação controlada. A Casa da Madeira, destacou Duarte Chaves, mantém um protocolo com a Universidade dos Açores, no âmbito da cooperação académica e cultural. “Temos um acervo de 800 espécies bibliográficas, fruto de doações do Governo Regional da Madeira, que se encontram na biblioteca da Casa da Madeira, e estão inseridos na base de dados da biblioteca virtual da Universidade dos Açores, possibilitando o acesso dos alunos da Academia Açoriana a este acervo sobre a História e Cultura Insular e Atlântica”.
Acerca da cooperação académica Rui Abreu complementa. “A colaboração com a Universidade da Madeira e com a Universidade dos Açores é de extrema importância a nível académico e cultural, sendo por isso essencial estreitar estes laços”, complementou Rui Abreu
Por iniciativa de Carlos Madruga, presidente da recém-criada Casa dos Açores na Madeira, vai ser organizado ainda este ano, se as condições sanitárias permitirem um “Encontro de Poetas Açorianos e Madeirenses”. Um evento cultural que irá decorrer na Madeira, com o apoio das duas Direções Regionais das Comunidades e da Casa da Madeira, “que muito dignificará a cultura insular”, salientou, referindo a importância da participação da Universidade da Madeira neste evento.
in DN-Madeira 30.09.2020