O vinho madeirense Terras do Avô conquistou mais uma distinção a nível nacional.

terras do avô

 

A prova cega decorreu na Quinta de Lourosa com 12 provadores, estando incluídos 6 membros da equipa dos Cegos por Provas, 4 enólogos (sem vinhos seus em prova) e 2 enófilos e profissionais da área dos vinhos.

Foram seleccionados 7 'Blanc de Blancs' (vinhos feitos com uvas de castas brancas) e 7 'Blanc de Noirs' (vinhos com uvas de castas tintas), abrangendo várias regiões do país.
As garrafas foram tapadas e a ordem de prova, dentro de cada categoria, foi aleatória e efectuada por elementos não provadores. Foi usada a tabela da O.I.V. para espumantes, com pontuações até 100 e depois converteu-se para a escala até 20.

O preferido na categoria 'Blanc de Blancs' foi o madeirense Terras do Avô 2015, que obteve uns admiráveis 95,3 (18,5) e, ainda para mais, foi o espumante mais pontuado de todos em prova.

Quase com a mesma pontuação, 95,0 (18,5), ficou o duriense Vértice Gouveio 2011. A fechar o Top 3 temos o Colinas Blanc de Blancs Cuvée Brut Reserve 2014 com 93,2 (18).

Sobre o Terras do Avô 2015
É um 'Blanc de Blancs' 100% Verdelho da Madeira, degorjado em Março de 2019. Apesar de ser apenas a segunda edição do primeiro espumante da Região, carrega o peso do sucesso do seu antecessor (que resultava de um blend de Verdelho e Sercial), e que com apenas 250 garrafas produzidas, surge como uma verdadeira raridade.