Foram lançados, no dia 25 de novembro, 4 Concursos para jovens com o propósito de fomentar uma maior sensibilização para o fenómeno das Migrações.

ConcursoWhatIsHome

As inscrições para os Concursos decorrem de 25 de novembro 2019 a 15 de dezembro 2019 e destinam-se a vários públicos-alvo:

* Concurso WhatisHOME – destina-se a alunos do 3º ciclo, onde se pretende que seja desenvolvida uma campanha nas redes sociais - Facebook e Instagram - com testemunhos de migrantes. Inscrições aqui https://caritas.pt/…/noticias-not…/concurso-mind-whatishome/ .
* Concurso Keep in MIND – destina-se a jovens jornalistas, universitários finalistas ou em início de carreira, onde se pretende que seja desenvolvida uma notícia para ser publicada numa página de jornal. Inscrições aqui https://caritas.pt/…/noticias-notici…/concurso-keep-in-mind/ .
* Concurso Documentário | Migrar é uma arte, o resto faz parte – destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos, onde se pretende que seja desenvolvida uma peça que apresente uma reflexão sobre o fenómeno das migrações sob o mote da arte. Inscrições aqui https://caritas.pt/…/concurso-documentario-migrar-e-uma-ar…/ .
* Concurso We MIND – conta com 3 edições: ARTIGO DE OPINIÃO; VÍDEO e CARTAZ e destina-se a jovens estudantes do ensino superior universitário ou politécnicos. Inscrições aqui https://caritas.pt/2019/noticias-noticias/concurso-we-mind/ .

O projeto irá eleger os melhores trabalhos que tenham por inspiração a interpretação de um, ou mais, dos seguintes temas:

* As rotas seguras, ordenadas e regulares e o impacto dos 2 Pactos Globais das Nações Unidas sobre Migrações e Refugiados nos países de destino.
* O papel dos Estados e das Instituições Europeias no que diz respeito à temática das Migrações e do Desenvolvimento.
* O papel da sociedade civil e a evolução da opinião pública portuguesa no acolhimento de migrantes e refugiados.
* O papel da Igreja Católica e a Encíclica Laudato Sí na promoção do Desenvolvimento Sustentável.

Esta iniciativa conta com o apoio do ACM – Alto Comissariado para as Migrações, OIM – Organização Internacional para as Migrações, Obra Católica Portuguesa de Migrações, SNEC – Fundação Secretariado Nacional da Educação Cristã, Speak, Universidade Fernando Pessoa, Universidade Lusófona, Universidade Católica, Kiss, Pastoral Ensino Superior, Jornal Público, Agência Ecclesia, ETIC e World Academy.

Para mais informações: - mailto: