Algumas celebrações vão ser, pela primeira vez, presididas por D. Nuno Brás. É o caso da Eucaristia de dia 17, às 6 horas, em São Martinho.

MissaDoParto

Quando se fala em preparar o Natal seja na Madeira ou no Porto Santo, em termos religiosos, pensa-se logo nas “Missas do Parto”. Este tempo de preparação é também uma devoção mariana, que comemora os nove meses de gravidez da Virgem Maria ou N.ª Sr.ª do Ó.

Celebradas entre o fim da madrugada e o raiar da manhã estas Eucaristias, que se iniciam a 13 e terminam a 23 de dezembro, são tidas como uma das muitas tradições introduzida pelos padres franciscanos aquando da sua ação pastoral nos primórdios do povoamento das ilhas. Se assim é, então esta será uma das mais antigas tradições do Natal madeirense a que o povo, na sua simplicidade chama a Festa.

Hoje como noutros tempos, os fiéis continuam a acorrer às igrejas para participar nestas celebrações, que hoje também têm lugar, por exemplo, em escolas, lares e centros paroquiais e sociais e ainda nos hospitais. Só que agora, com a facilidade de deslocação, as pessoas já podem escolher qual a Eucaristia em que querem participar. Muitas familias e grupos de amigos, fazem mesmo questão de ir a um sítio diferente a cada ano que passa.

Nalgumas freguesias, ainda hoje, no caminho para a igreja, há bandas filarmónicas, castanholas, bombos, chocalhos, búzios, cavaquinhos (machete) e acordeões, foguetes e “bailinhos”.

No final de cada Missa, e antes dos fiéis seguirem os seus destinos, realizam-se convívios, com a presença desses tocadores e grupos de cantares. Partilham-se doces e bebidas próprias desta época, desde o bolo de mel, passando pelos licores, o cacau, o café quente com “grogue” ou aguardente com mel, para “afastar o frio e o sono”, até às sandes de “carne de vinha d’alhos”.

A acompanhar este apontamento publicamos já algumas informações relativamente às celebrações e às horas a que vão acontecer. Assim já pode ir pensando e combinando onde vai este ano. De alguns dos cartazes que acompanham esta publicação constam também as demais celebrações ligadas ao Natal.

In «Jornal da Madeira»