Pela primeira vez, o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades Portuguesas foi comemorado em Walvis Bay, ao invés de Windhoek, Namíbia. Foi o grande impulsionador para que as comemorações do Dia de Portugal acontecessem naquela cidade portuária da República da Namíbia após alguns anos de tentativas frustradas, o Comendador Manuel Coelho, o qual disse ao JM que ali vivem cerca de 500 portugueses que manifestaram o interesse para que as comemorações tivessem ali lugar, uma aspiração de há muitos anos.

DiaDePortugalAssinaladoWolfsBai

 

A professora Angelina Costa, adjunta da Coordenação do Ensino de Português para a Namíbia, residente em Walvis Bay, disse-nos que, na sua opinião foi uma ótima ideia, porque conferiu à comunidade portuguesa em Walvis Bay a oportunidade de organizar esta efeméride e de empregar o seu cunho tão acolhedor. A comunidade acolheu o facto de esta iniciativa ser realizada em Walvis Bay de forma muito positiva e muitos fizeram o esforço de se deslocarem para poderem estar presentes. Muitas das pessoas presentes deslocaram-se de outras partes e a distância não foi impedimento para participarem. Os alunos de língua portuguesa da Escola Secundária Duinesig Secundary School, assim como o diretor e os professores, estiveram presentes pela primeira vez presentes nesta efeméride e ficaram muito contentes por poderem fazer parte desta festa portuguesa.

Em Joanesburgo, as comemorações do 10 de junho foram presididas pela secretária de Estado da Administração Interna, Maria Isabel Solnado Porto Oneto. Inaugurou uma exposição de artistas que aglutinou três gerações, evento bastante apreciado e que abriu a porta aos mais novos para se integrarem mais nas atividades comunitárias com mais assiduidade.

Ontem à noite presidiu ao jantar comemorativo que se realizou no NAC em Regents Park, Joanesburgo, onde fez um breve discurso que foi iniciado com uma saudação a todos os presentes, pedindo que lhe permitissem “abraçar cada um de vós, hoje, que nos encontramos aqui para festejar o Dia de Portugal de Camões e das Comunidades e que é com muita honra que aqui me encontro em representação do Governo português para vos dirigir uma palavra de quão importante é a comunidade para Portugal, quanto é importante esta comunidade para aquilo que é a grande comunidade portuguesa no mundo”. A secretária de Estado desviou-se da efeméride que se comemorava para falar relativamente àquilo que tem vindo a ser feito pelo Governo que integra. “Quero pedir-vos para continuarem a representar Portugal aqui na África do Sul, mas também para participarem na vida portuguesa e nos destinos de Portugal, apelando precisamente ao vosso voto nas eleições”, disse.

Relevou esforço do Governo para que todos os cidadãos pudessem estar recenseados e poderem votar sem terem que se dirigir ao Consulado para se inscreverem no recenseamento, explanando em seguida como funciona o recenseamento e como é atribuído o direito ao exercício de voto. “Peço-vos que tentem votar para que possamos ter essa força cá e essa força lá”. referiu. Terminado o discurso, teve início o espetáculo de variedades com artistas locais e música para dançar que se prolongou pela até de madrugada.

Esta tarde, na Embaixada de Portugal presidiu à cerimónia evocativa do Dia de Portugal, onde estiveram presentes diplomatas e entidades consulares de diversos países, um número significativo de pessoas de nacionalidade portuguesa e não só.

In «JM»