A Secretaria Regional de Educação leva a efeito uma vez mais, no próximo dia 23 de Junho, a partir das 12H00 horas, no Jardim Municipal do Funchal, um encontro entre comunidades africana, venezuelana, russa e ucraniana, residentes na Região Autónoma da Madeira.

DiaIntercultural
A iniciativa, designada Dia Intercultural, surge no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e para o Desenvolvimento e do Dia de África, assinalados no final do mês transato e promete resultar numa festa.


O evento, que é promovido em articulação com o movimento associativo, nomeadamente a Associação Cultural e Recreativa dos Africanos na Madeira (ACRAM), Venecom, Associação Diáspora Lusa, Arco Angolano, Onda Russa, Centro Russo de Cultura e Formação de «Pushkin, Associação Presença Feminina e ainda a Comunidade Russa, integra demonstrações de música, dança e canto.


Pelo jardim, estarão montadas barraquinhas para a Mostra Gastronómica, tudo conforme mandam as tradições dos países de origem das comunidades envolvidas.


Recorde-se que o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação, em 2011, da Declaração Universal da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da Humanidade, lema ao qual o Governo Regional naturalmente se associa mais uma vez, dando oportunidade aos que escolheram a Região como seu lar de trocarem ideias entre si e de se darem a conhecer. Não perca e participe neste dia reservado à promoção dos valores da diversidade e do diálogo intercultural.