O presidente do município de Câmara de Lobos foi ao parlamento de Jersey, um hemiciclo inglês onde foi recebido pela deputada madeirense, Carina Alves, a primeira parlamentar portuguesa a ser eleita neste órgão político.

CarinaAlves

Um momento alto da vida da luso-descendente, com raízes familiares em Santa Cruz, e que serviu para ambos realçarem a importância que a comunidade lusitana deve dar à participação política local para que exista uma pressão e um lóbi tal como outras cidadanias estão a ter, nomeadamente a polaca.
Nesta visita, o autarca teve ainda a companhia do mayor (Presidente de Câmara) de Saint Helier, a capital da ilha, um lugar que durante alguns anos foi deputado em exclusivo no hemiciclo mas que continua a ter assento por via do cargo que ocupa tal como restantes.
Pedro Coelho, que já foi deputado, inteirou-se da dinâmica parlamentar e até chegou a verificar um acordo de amizade que está emoldurado numa das principais parede dos Paços Perdidos da Assembleia.
De resto, o edil câmara-lobense presenteou o parlamentar por ficar já na História da política local por ser a primeira madeirense a ser eleita ao Parlamento tendo pedido que defenda os interesses dos portugueses que possuem um peso na ordem dos 10% da população total da ilha.
Supremo ao lado
O sistema político inglês é completamente diferente do existente em Portugal. Na Assembleia de Jersey existem 49 deputados, mas apenas 29 são eleitos, os restantes ocupam lugares por via de representações.
De resto, debate-se o facto do presidente da Assembleia ser também o presidente do Supremo Tribunal (nomeados pela Rainha). Há quem defenda a separação de poderes para uma maior transparência.

Curioso é ainda os dois órgãos estarem separados apenas por três portas, o que não demorou muito para que Pedro Coelho visitasse o local cheio de História, muita da qual retratada pelos enormes quadros colocados nas paredes.

In «DIÁRIO»