Uma sala a abarrotar com cerca de mil emigrantes é o que poderá esperar Miguel Albuquerque que voltará a Londres para estar junto da comunidade emigrante.

LondresEsperaPorMiguelAlbuquerque

O Presidente do Governo Regional vai marcar presença a 31 de Maio e a 1 de Junho num evento organizado pela Empresa Diário de Notícias a exemplo do que já sucedeu também com Paulo Cafofo em 2018.

Ao DIÁRIO, o chefe do Executivo insular explicou que esta visita servirá essencialmente para ouvir a comunidade madeirense ali residente: «Escutar o que pensam sobre a governação da sua Região, escutar as suas preocupações e os seus problemas, sobretudo numa altura em que o Brexit é tema predominante nas suas conversas», começou por justificar. Aliás, garante que o seu governo está a acompanhar a par e passo a situação da saída do Reino Unido da EU, em cooperação com o governo português, sempre numa óptima de defender os emigrantes e os seus interesses.
«Quero realçar que tenho muito orgulho nos nossos emigrantes, que o meu governo não os abandona, como se pode ver em relação aos emigrantes que têm regressado da Venezuela», acrescentou, precisamente porque entende que «somos um só povo, independentemente de vivermos no nosso território ou no estrangeiro».
Mas não será apenas isso que transmitirá, vinca. Adianta que irá aproveitar a estadia para efetuar um «balanço da governação destes últimos quatro anos, sublinhar temas como a conquista da autonomia em 1976 e o muito que se faz após os madeirenses e os porto-santenses terem passado a decidir os seus destinos, em vez de serem comandados como, até então por Lisboa».
Apesar desta «farpa» mais política, dirigida aos socialistas, Miguel Albuquerque vai reforçar «o quão importante é a ligação entre a Região e as suas comunidades, frisando, sobretudo, o propósito de continuar a manter um vínculo e uma ligação estreita com os emigrantes madeirenses radicados no Reino Unido».

Mil bilhetes
A pouco mais de dois meses do evento, a vendos dos bilhetes «corre de feição, posso até dizer que neste momento temos mais de meia casa completa», dianta Paulo Gouveia, empresário que está encarregue de organizar o cartaz na cidade londrina, e nem a realização de outras festas, próximas da chegadas de Albuquerque como é o caso da ida ao seu vice-presidente, Pedro Calado, esmorece o entusiamos.
«Estamos preparados para receber e realizar uma grande festa como sempre fizemos.
As pessoas receberam bem a notícia e estão curiosas para ouvir e falar com o presidente», garantiu o investidor do município de Santana radicado há mais de três décadas em Inglaterra, sendo uma referência no ramo da restauração.
De resto, explicou que este convívio terá muita animação: «Vamos ter os Amigos da Música, um grupo com muita tradição e que as pessoas gostam muito, e vamos ter também o Grupo Típico Português que vai animar com o seu folclore a nossa festa», resumiu o programa.

In «DN Madeira Impresso»