A loja Baixa de Lisboa é a mais antiga da marca. Tem um museu onde estão expostas mais de 1000 garrafas especiais.

20MilEurosGarrafeira
Este ano, um vinho Madeira de 1715 foi comprado na Garrafeira Nacional por mais de 15 mil euros. O encaixe foi bom, claro, para a loja da Rua de Santa Justa, em Lisboa, a mais antiga da marca. Ainda assim nem todos ficaram contentes no espaço. “Havia muita gente que vinha aqui à loja só para ver a garrafa”, diz à NiT uma das empregadas. Estava numa caixa de vidro dentro do museu, uma zona na Garrafeira onde estão guardadas as grandes relíquias. É ali que está um vinho francês que custa mais de 20 mil euros — é o mais caro da loja.

Em 1927 abria o primeiro espaço da Garrafeira Nacional, em Lisboa. De início o espaço não se dedicava à venda vinhos, licores e espirituosas. Era mais pequena do que a atual e tinha também bacalhau, frutos secos e produtos de mercearia, tal como outras lojas da Baixa — algumas ainda resistem nesse conceito.

Nos anos 90 começou a especializar-se apenas na venda de álcool. Atualmente são mais de sete mil as referências que ali encontra. Entre Porto, Madeira, sugestões de norte a sul do País, licores, whiskys, gins, nacionais e internacionais, nas prateleiras há espaço para todas. As mais especiais estão na zona do museu.
Aqui a temperatura é controlada — está a 16º — e todas as referências estão guardada em vitrines envidraçadas e fechadas à chave. Há vinhos do Porto, Moscatel, Madeira e alguns vinhos franceses. Aqui estão as garrafas mais caras da loja, todas com o preço devidamente assinalados.

É provável que se assuste com vinhos a 5 mil, sete mil ou 8 mil euros, mas o mais caro é mesmo um mono casta Pinot Noir francês. Grande parte destas referências foram compradas em leilões especiais, como é o caso do Moscatel Apothéose da José Maria da Fonseca, que agora está à venda por 12 750€.

Além dos leilões, a Garrafeira Nacional também consegue muitas garrafas especiais através de particulares. Há dois anos a marca criou mesmo um departamento para receber estas propostas. É para o email que deve enviar as suas, caso as tenha. Deve fazer um inventário, tirar fotos e depois o preço é negociado.

O espaço da Rua de Santa Justa entrou recentemente para o projeto Lojas com História.

Carregue na galeria para conhecer as garrafas mais caras da Garrafeira Nacional.

In «NIT»