Foi nomeado para Museu Europeu do Ano 2019 e fica no Porto.

MuseuPortuguesMelhoresEuropa

Situa-se em plena Rua das Flores, uma das mais emblemáticas da cidade do Porto, e espelha a evolução do trabalho da Santa Casa da Misericórdia que cresceu de mãos dadas com a Invicta. Falamos do MMIPO – Museu e Igreja da Misericórdia do Porto que é o único museu português nomeado para o EMYA 2019 – Prémio de Museu Europeu do Ano.

Os critérios da escolha vão desde a forma como as exposições estão montadas à responsabilidade social da instituição, passando pela apresentação criativa dos seus conteúdos. No Museu da Misericórdia do Porto, que foi fundado em 2015, é possível conhecer a história da Santa Casa Misericórdia, mas sobretudo ver as suas coleções de arte.

Este prémio é entregue todos os anos e é organizado pelo Fórum Europeu dos Museus, supervisionado pelo Conselho da Europa. Um júri vai avaliar todos os candidatos, visitar os museus e anunciar os resultados numa cerimónia que acontece na primavera. No ano passado quem venceu o prémio foi o Museu do Design, em Londres, no Reino Unido.

In «Revista Port»