O tempo frio, as árvores enfeitadas, as prendas para desembrulhar e as ruas iluminadas marcam o ambiente mágico, mas não só.

SaboresqueCompemNatal

 

Os pratos típicos de Natal na Região também ajudam a compor os dias de festa em família, sem esquecer os tradicionais doces.

Ao JM, Serena Jardim, proprietária da padaria e pastelaria ‘Doce Satisfação’ situada na baixa de Santa Cruz, explicou quais são os principais doces que marcam esta tradição.

“Os bolos de mel e as broas de mel, os troncos de Natal e o bolo-rei” lideram as preferências dos madeirenses, sem esquecer as “areias, azevias, as rabanadas e o bolo preto com frutos”. Há quem resista, há quem não aprecie, mas quase todos acabam por exagerar nas sobremesas e ninguém olha sequer a calorias.

Já aqueles que não apreciam o bolo-rei, optam por comprar o famoso tronco de Natal. “Uma mesa sem tronco, não é mesa”, a voz é novamente de Serena, apreciadora deste doce.

Nem mesmo os turistas resistem às iguarias da Região. “Os mais curiosos perguntam-nos o que é tradicional para provarem”, disse.

Refira-se que dezembro e janeiro são os dois meses mais rentáveis de comercialização durante o ano, isto porque as vendas aumentam consideravelmente dada a elevada procura e, assim, a tradição natalícia madeirense resiste às mudanças.

In «JM»