Redes sociais e visitas de jornalistas italianos à Região ajudam promoção.

RonaldoItáliaMaisTuristas
Costumado a empurrar a bola para dentro da baliza, Cristiano Ronaldo vai, com a sua ida para Itália, impulsionar o mercado transalpino na Madeira.

Contactado pelo DIÁRIO, o gabinete da Secretaria Regional do Turismo e Cultura avançou que em 2017, e segundo os dados da Direcção Regional de Estatística da Madeira, entraram na Região 16.188 turistas italianos, os quais deram origem a cerca de 80 mil dormidas.

Já nos primeiros quatro meses deste ano, registou-se a entrada de 4.075 turistas provenientes deste mercado, que deram origem a 17.701 dormidas, correspondendo a um crescimento de 8,9% e 10,2%, respectivamente, face ao período homólogo.

Sabe-se igualmente que a estada média dos italianos, na Madeira, ronda as cinco noites e, em termos de indicadores por concelhos, é no Funchal que, entre Janeiro e Abril deste ano, se concentraram o maior número de dormidas deste mercado (8.777), seguindo-se o Porto Santo (5.563) e, com menor expressão, Santa Cruz (1.552).

No que diz respeito às ligações aéreas, existe actualmente uma rota directa entre o Porto Santo e Milão, desde o aeroporto de Malpensa, com operações regulares à sexta-feira. Até Maio deste ano o Porto Santo recebeu, segundo a ANA, 2.542 passageiros italianos, o que correspondeu a um crescimento de 23%, face ao mesmo período de 2017.

“O melhor embaixador”

“O Cristiano Ronaldo sempre foi e sempre será o melhor embaixador da Madeira, onde quer que esteja, até porque é sempre o primeiro a honrar e a lembrar, com carinho, a sua terra”.

Quem o diz é a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, a propósito da mudança do jogador madeirense do Real Madrid para a Juventus, “a quem, em nome do Governo Regional, deseja as maiores felicidades e o maior sucesso”, numa mudança que “naturalmente trará maior notoriedade ao destino”, em Itália, e consequentemente, mais turistas deste mercado.

Relativamente ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Associação de Promoção da Madeira (APM), neste mercado, refira-se que, de acordo com o plano de actividades aprovado em Assembleia-Geral para o corrente ano, o mesmo está muito baseado nas campanhas conjuntas com parceiros de distribuição e, este ano, através de campanhas de co-branding, junto de operadores turísticos.

Isto quer dizer que há uma maior vantagem na entrada em novos e diferentes mercados, criando mais valor para o cliente, aumentando a fidelidade e lealdade à marca, bem como reduzindo os custos no marketing.

Paralelamente e na área de relações publicas têm vindo alguns jornalistas italianos à Região, estando previstas para Outubro duas ‘press trips’.

‘O Deus Ronaldo’ promove Madeira na Vanity Fair italiana

‘O Deus Ronaldo’ é tema de capa da Vanity Fair italiana, revista que chegou ontem de manhã às bancas italianas.

Além da capa, a revista faz um trabalho sobre a terra de CR7 “onde tudo teve início”, conteúdo a cargo da editora de entretenimento Paola Jacobbi que esteve na Região na semana passada.

Paola Jacobbi garante ao DIÁRIO que após a reportagem sai da Madeira com a impressão que Ronaldo é “motivo de orgulho”. Por ser o madeirense mais famoso no exterior mas principalmente “pelo facto de ainda estar ligado às pessoas da ilha e que não tenha esquecido suas origens”.

“Isto não é comum e dá um valor muito especial à “mitologia”, observa a jornalista, convicta que “nos próximos meses muitos italianos, fãs da Juventus, visitarão a Madeira”.

No trabalho, Paola Jacobbi cita o DIÁRIO, jornal que visitou na semana passada por ocasião da sua curta estada na Madeira.

A revista dedicada a Cristiano Ronaldo contém ainda um artigo do escritor espanhol Javier Marìas, que é ferrenho adepto do Real Madrid, uma entrevista ao ex-futebolista italiano Antonio Cassano e um editorial do director adjunto Malcom Pagani.

Números

16.188 - Em 2017 entraram na Região 16.188 turistas italianos, os quais deram origem a cerca de 80 mil dormidas.

4.075 - Nos primeiros quatro meses deste ano, registou-se a entrada de 4.075 turistas provenientes deste mercado, que deram origem a 17.701 dormidas. O crescimentos é de 8,9% e 10,2% face a 2017, respectivamente.

8.777 - Entre Janeiro e Abril deste ano, concentrou-se no Funchal o maior número de dormidas deste mercado (8.777), seguindo-se o Porto Santo (5.563) e Santa Cruz (1.552).

In «Diário de Notícias da Madeira»