Homenagem a Nelson Mandela que decorre no dia 26, na Praça do Povo, servirá para reforçar laços.

AlbuquerquePremier

O presidente do Governo Regional convidou a nova Premier da província sul-africana, Free State, para estar presente nas comemorações que o Executivo madeirense prepara em homenagem a Nelson Mandela.

A cerimónia decorrerá na Praça do Povo no dia 26 deste mês, embora Sisi Ntombela, que substituiu Ace Magashule no cargo, ainda não tivesse confirmado a sua presença na Região, uma visita que a acontecer seria a primeira desde que tomou posse em Março deste ano.

Um momento que serviria para além de assinalar a efeméride que o Governo insular pretende perpetuar, engrandecendo o centenário do nascimento do líder histórico do ANC e prémio Nobel da Paz, ao colocar um monumento na Praça do Povo, permitiria reforçar os laços de entendimento que foram materializados entre Miguel Albuquerque e o ex-Premier, actual secretário-geral do ANC.

Segundo o DIÁRIO apurou até ao dia de ontem, havia a forte convicção nos dois governos que Sisi Ntombela virá acompanhada de uma comitiva alargada, todavia, as agendas dos governantes sul-africanos, muito complicadas, só permitirão que nos dias mais próximos existir uma confirmação oficial se Ntombela aceita convite de Albuquerque.

A propósito destes encontros que também têm levado o próprio presidente do Governo a deslocar-se a Africa do Sul, sobretudo para poder participar nas celebrações do Festival da Flor em Free State, um evento que é uma autêntica réplica do cortejo da flor na Madeira, aliás diversos elementos chefiados por João Egídio vão estar alguns dias em solo sul-africano preparando todos os adereços, porém ao contrário do que vinha sendo realizado em Novembro, passará ser realizado em Dezembro, tudo por causa de evitar as épocas das chuvas.

Uma mudança de datas que poderá impedir o governante madeirense de estar pelo terceiro ano consecutivo no Free State face a uma intensa agenda que terá pela frente tanto governamental como partidária, muito mais se tiver de preparar o congresso do PSD-M que deverá acontecer em Dezembro.

De referir que, ontem, celebrou-se o Dia Internacional de Nelson Mandela, decretado pela Organização das Nações Unidas em 2009 para manter viva a memória de um dos impulsionadores da democracia e paz mundial.

África do Sul e Obama comemoram centenário com actos de solidariedade

n A África do Sul e o antigo Presidente norte-americano Barack Obama comemoraram ontem o centenário do nascimento de Nelson Mandela com actos de solidariedade, num país ainda profundamente marcado pela desigualdade económica.

As celebrações dos 100 anos do nascimento de Nelson Mandela foram feitas pelos sul-africanos e por várias pessoas no mundo inteiro através de doações, inaugurações de clínicas, distribuições de cobertores e outros actos de ajuda ao próximo.

Dirigindo-se a um conjunto de jovens líderes africanos nesta terça-feira, Obama assinalou o centenário num discurso em que contestou muitas das políticas do actual presidente norte-americano, Donald Trump - sem o nomear -, encorajando todos a manterem vivas as ideias defendidas por Mandela, incluindo a democracia, a diversidade e a tolerância. O discurso de Obama, o de maior carga política desde que deixou as funções de presidente, foi fortemente aplaudido.

Obama incitou os jovens líderes africanos a procurarem a mudança nos seus países, relembrando que também Mandela “começou enquanto um jovem rapaz, a lutar pela libertação” da África do Sul.

A intervenção de Mandela na luta contra a segregação racial valeu-lhe 27 anos na cadeia, tendo sido libertado em 1990 e tornando-se o primeiro presidente negro da África do Sul quatro anos depois.

Nelson Mandela morreu a 5 de Dezembro de 2013, com 95 anos.

Diversos eventos foram planeados durante o ano inteiro para comemorar o centenário do nascimento de Mandela, incluindo um concerto na África do Sul em dezembro encabeçado pelos artistas norte-americanos Beyoncé e Jay-Z e apresentado por Oprah Winfrey entre outros.

CR7 usa ‘InstaStories’ para lembrar Mandela

Ronaldo publicou no Instastories (histórias na rede social Instagram) uma fotografia, onde homenageia Nelson Mandela no centenário do seu nascimento. “Happy 100th Mandiba”, escreveu o craque português, seguido dos hastags ‘Respect’ e ‘Save The Children’. Foi no início de Junho de 2010 que Cristiano Ronaldo, o então seleccionador Carlos Queiroz e o director desportivo Carlos Godinho se encontraram com Nelson Mandela. Ronaldo presenteou Mandela com uma camisa personalizada da selecção portuguesa com o nome do líder e o número 91, a idade de Mandela à data

In «Diário de Notícias da Madeira»