O Governo Regional vai agraciar, a 1 de julho, 13 personalidades (quatro das quais a título póstumo, e uma instituição. A resolução que aprova a lista de agraciados e as insígnias a atribuir é votada amanhã em plenário do executivo madeirense.

GovernodaMadeira

A cerimónia da imposição das insígnias terá lugar, a 1 de julho, dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses, no Porto Santo, aquando das comemorações da efeméride, que neste ano decorrem na “Ilha Dourada”. Aliás, duas das personalidades são porto-santenses (José Lino Pestana, a título póstumo, e José Cardina.

As Insígnias Honoríficas Madeirenses, cujo regime jurídico foi aprovado em 2003, visam distinguir, em vida ou a título póstumo, os cidadãos, coletividades ou instituições que se notabilizarem por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou serviços prestados à Região.

A atribuição das insígnias honoríficas madeirenses pelo Governo Regional, para além de representar o reconhecimento público, visa também estimular o mérito e manter vivas as tradições que conferem prestígio e dignidade a pessoas, entidades e coletividades.

E existem três Insígnias Honoríficas cuja atribuição compete ao Governo Regional: a Insígnia Autonómica de Valor, a Insígnia Autonómica de Distinção e a Insígnia Autonómica de Bons Serviços.

Com Insígnias Autonómicas de Valor serão agraciados Maximiano Sousa, conhecido como Max (a título póstumo), José Lino Pestana (a título póstumo), Maria Manuela Aranha da Conceição e Maria Inês Rodrigues dos Santos Guerreiro.

Serão ainda atribuídas seis Insígnias Autonómicas de Distinção: a João António Filipe Pestana (a título póstumo), a Amândio de Sousa, a Maria Francisca Teresa Clode, a Francis John Zino, a José Cardina de Freitas Melim e ainda à Orquestra Clássica da Madeira

O Governo Regional vai ainda agraciar quatro individualidades com Insígnias Autonómicas de Bons Serviços, uma das quais a título póstumo: Rui de Sande Mexia Aires de Campos de Barros Mendes. As outras três personalidades são: Jorge Domingos de Jesus, Maria Martins Gonçalves Góis Ferreira e Maria João Machado de Ornelas Gonçalves Teixeira.

Ao longo da tarde informativa de hoje, divulgaremos o perfil de cada um dos agraciados.

In «DN Madeira»