Cerimónia de entrega de condecorações durou mais de uma hora.

homenagemComunidades
O Dia de Portugal é também das Comunidades Portuguesas e de Camões. Duas realidades tidas em conta nas cerimónias promovidas na Madeira, para assinalar a data.

As comemorações oficiais, começaram com o hastear da Bandeira Nacional, no palácio de São Lourenço, uma cerimónia presidida por Ireneu Barreto, com participação de Tranquada Gomes, Pedro Calado, Pedro Ramos e Paulo Cafôfo, além das personalidades militares. As mesmas pessoas que se dirigiram, logo de seguida, à Avenida do Mar, para depor flores no ‘Monumento ao emigrante madeirense’.

Antes da cerimónia de atribuição de distinções honoríficas, assistiu-se a uma actuação da Banda Militar da Madeira, no pátio interior do Palácio.

A cerimónia de atribuição das distinções, começou pela entoação dos hinos nacional e regional, a quase seguiu o discurso de Ireneu Barreto. Depois, foi lido pelo autor, Pedro Quintal, o texto vencedor de um concurso literário, promovido pelo Representante da República, sobre ‘Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas’.

No ponto seguinte, foram ditos vários textos de poesia por alunos do Conservatório Escola das Artes: Leandro Lopes; Francisca Freitas e Lara Correia.

Por fim, foi, em nome do Presidente da República, feita a entrega das condecorações a Muriel Ribeiro, João Rodrigues e à Associação Xarabanda. Foi-lhes entregue a Ordem de Mérito que, como explicou o Gabinete do Representante da República, se destina “galardoar actos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da colectividade”.

In «Diário de Notícias da Madeira»