O Openday 2018 ocorre a 5 de maio, no edifício do Conselho Europeu, em Bruxelas.

600anosBruxelas

Os 600 anos dos Descobrimentos da Madeira vão navegar até Bruxelas, capital política da União Europeia, e promover-se junto de países e regiões que integram o espaço comunitário. Será no Openday 2018, marcado para 5 de maio.

O Governo Regional vai associar-se ao Openday 2018, que terá lugar em Bruxelas, a 5 de maio, subordinado à temática do Ano Europeu do Património Cultural.

Esta é uma iniciativa que procura juntar grande parte dos países e regiões europeias em torno desta comemoração conjunta, tentando, simultaneamente, passar uma mensagem promocional junto das milhares de pessoas que deverão visitar o espaço, dentro do edifício do Conselho Europeu, que será aberto ao público.

Integrada nesta iniciativa, a Madeira marcará a sua diferença, dando-se a conhecer, junto do público europeu, nas suas diferentes mas complementares valências e face à temática escolhida para o evento, com um enfoque muito especial nas áreas associadas ao património e à sua oferta cultural.

E isto porque, para além da promoção turística que servirá de mote à representação regional, «esta será também, uma excelente oportunidade para darmos maior visibilidade e alcance às celebrações dos 600 anos do Descobrimentos das Ilhas do Porto Santo e da Madeira, associando-as ao Ano Europeu do Património Cultural e integrando-as num programa global que, naturalmente assume maior importância na nossa estratégia de comunicação» conforme sublinhou ao JM, a Secretária Regional com a tutela dos Assuntos Europeus, Paula Cabaço.

«Neste momento, estamos a concluir o programa desta participação em Bruxelas, onde se inclui uma exposição fotográfica alusiva ao património cultural e um vídeo promocional, especificamente concebido para assinalar o Ano Europeu do Património Cultural» adianta a governante.

Ao que apuramos, os produtos regionais e a gastronomia típica estarão em evidência no espaço onde a Madeira se fará representar. Haverá, também, lugar à disponibilização de material promocional relacionado com a oferta turística e as experiências que tanto a Madeira quanto o Porto Santo disponibilizam ao longo de todo o ano aos seus visitantes.

«Faz todo o sentido aproveitar a ocasião para reforçar a nossa notoriedade e captar o interesse de novos públicos, na base de uma comemoração europeia que enfatiza e valoriza, precisamente a cultura e o património, em particular, área que tem vindo a merecer especial atenção, por parte do Governo Regional, tanto do ponto de vista material quanto imaterial», disse.

In «JN versão impressa»