A assinatura de protocolos, a criação de uma Casa de Portugal e o reforço de funcionários consulares foram algumas das decisões tomadas durante uma recente viagem ao Brasil do secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro.

 

SecretariodeEstadoBrasil


O secretário de Estado visitou as cidades de Porto Alegre e Pelotas (no estado do Rio Grande do Sul), Belém (Pará), São Luís (Maranhão) e Santos (São Paulo), entre 28 de novembro e 05 de dezembro.

José Luís Carneiro também visitou São Vicente, no litoral do estado de São Paulo, o primeiro povoado fundado pelos portugueses no Brasil, em 1532.

Desta viagem ao Brasil, “houve um conjunto de quatro importantes decisões que foram tomadas", refere o secretário de Estado.

"A primeira decisão foi de prepararmos, com o apoio do estado Rio Grande do Sul e da prefeitura de Pelotas, as comemorações dos 30 anos das Comunidades Portuguesas no Cone Sul, que acontecerá em novembro de 2018, em Pelotas", afirmou.

De acordo com José Luís Carneiro, o estado do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Pelotas vão mobilizar-se, abrindo as portas das suas instituições, auxiliando na preparação e na dinamização deste encontro do Cone Sul, que é uma plataforma social, cultural e institucional da afirmação de Portugal nos territórios do sul do Brasil, da Argentina e do Uruguai.

Ficou também estabelecida a disponibilidade da prefeitura de Porto Alegre para o estabelecimento de protocolo de cooperação com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), com a secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, tendo em vista abrir as suas portas à realização de exposições, conferências, promoção da cultura e das empresas portuguesas nas suas instalações.

A segunda grande decisão, segundo Carneiro, foi em relação ao consulado honorário de Santos, que será transformado num escritório consular e reforçado com meios humanos e técnicos, de um para cinco funcionários de carreira (vinculados ao MNE), em 2018.

Em terceiro lugar, foi assumida também a nossa disponibilidade, por intermédio dos apoios ao associativismo das comunidades portuguesas da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, apoiar o projeto de digitalização documental do acervo do Grémio Literário de Belém do Pará, que é um processo que está em curso.

Segundo Carneiro, no Grémio Literário há "obras originais de alguns dos mais importantes escritores da língua portuguesa".

O secretário de Estado disse que ficou também assumida a disponibilidade do Governo português associar-se, através da embaixada de Portugal, ao lançamento em 2018 de uma obra do século XIX relativa a culinária e a arte da cozinha, "num registo que resgata a gastronomia portuguesa e a sua inserção no Brasil".

Por último, o secretário de Estado reuniu-se com o governador do Maranhão, Flávio Dino, e com a prefeitura de São Luís e foi decidido criar uma Casa de Portugal, no Convento das Mercês, onde o padre António Vieira, em 1650, participou na inauguração da igreja deste convento e proferiu um dos mais importantes discursos da sua vida.

O secretário de Estado das Comunidades contactou com mais de 10 associações da diáspora portuguesa no Brasil e também visitou os serviços consulares portugueses.

Do Brasil, José Luís Carneiro viajou para a Guatemala, onde participou na reunião de preparação da XXVI Cimeira Ibero-Americana, em representação do ministro dos Negócios Estrangeiros.

A XXVI Cimeira Ibero-Americana decorrerá entre 15 e 16 de novembro de 2018, em Antigua, na Guatemala.

In «Revista Port»