Nesta visita, que decorre até ao dia 4 de dezembro, haverá contactos, pela primeira vez, com as comunidades portuguesas e lusodescendentes de Porto Alegre, Pelotas, Belém do Pará e São Luís do Maranhão.

1 PovoadoBrasil1

José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, na sua deslocação ao Brasil, irá visitar a cidade de Santos, onde terá a oportunidade de se deslocar a S. Vicente - município costeiro contíguo a Santos e primeiro povoado português do Brasil fundado pelos portugueses em 1532, que instalaram, então, na sua nova vila, os símbolos do poder organizado, construindo um pelourinho, uma igreja e uma câmara, realizando, em 22 de agosto de 1532, as primeiras eleições em todo o continente americano.

Em Santos, José Luís Carneiro participará na inauguração do Teatro Comendador Arménio Mendes, onde terá lugar uma homenagem póstuma àquele empresário falecido no passado mês de outubro. Natural do concelho de Ansião, distrito de Leiria, Arménio Mendes emigrou para o Brasil em 1963 e tornou-se um dos maiores empresários do país, com atividade nos sectores do imobiliário, turismo, construção civil, sendo apelidado de “pai” da baixada Santista. Era, desde 2008, Cônsul Honorário de Portugal em Santos.

 

Durante esta visita, serão distinguidas duas instituições culturais portuguesas: José Luís Carneiro atribuirá a Placa de Mérito das Comunidades ao Centro Cultural Português de Santos e caberá ao Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, entregar a Ordem de Mérito ao Grémio Literário e Recreativo de Belém do Pará, celebrou este ano o seu 150º aniversário, atribuída este ano pelo Presidente da República, no Dia de Portugal.

O programa da visita contempla, ainda, encontros com membros das comunidades portuguesas nas diferentes cidades e reuniões com associações portuguesas e com conselheiros das comunidades.

José Luís Carneiro terá, igualmente, encontros com os Governadores dos Estados do Rio Grande do Sul, Belém do Pará e São Luís do Maranhão e com os autarcas de Pelotas, Porto Alegre e São Luís de Maranhão.

S. Vicente, a primeira vila fundada pelos portugueses no Brasil

São Vicente é uma cidade na área metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo. Fundada em 1532, considerou-se a cidade mais antiga do Brasil. Infelizmente, a maior parte do patrimônio histórico da cidade foi perdida com o tempo e atualmente a cidade é visitada principalmente pelas suas paisagens e praias. A única construção sobrevivente da história inicial da cidade é a fonte da Biquinha de Anchieta, situada no canto oeste da praia de S. Vicente, que data do ano de 1553.

A cidade foi fundada pelos colonos portugueses e também a primeira vila oficialmente reconhecida no Brasil colonial. Os seus primeiros anos de existência caracterizaram-se por lutas violentas entre portugueses, espanhóis, brasileiros nativos de Tupi (muitas vezes colocados em escravidão) e piratas. A economia de São Vicente era baseada em plantações de cana-de-açúcar, mas o sucesso econômico não durou muito. No século XVII, São Vicente tornou-se um território de bandeirantes, exploradores que viajaram para o campo para fazer fama e fortuna.

No século XIX, com o boom da agricultura do café, a cidade vizinha de Santos tornou-se a cidade portuária mais importante do país. Lentamente, São Vicente assumiria o papel de "cidade dormitório" para os trabalhadores de Santos, um papel que mantém até o presente.

Durante a era da industrialização do Estado de São Paulo (segunda metade do século XX), a imigração fez com que a população de São Vicente crescesse demais para a oferta de emprego disponível. Como resultado, São Vicente é a cidade mais pobre da área metropolitana da Baixada Santista, contendo um grande número de favelas. Os bairros da classe média são altamente concentrados em torno da praia, na parte sudeste da cidade.

in PORT.COM